Dicas: manutenção dos filtros evita problemas no motor

Dicas: manutenção dos filtros evita problemas no motor

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Reparar o motor por falta de manutenção dos filtros pode custar muito mais que as trocas desses itens no período correto. Esses elementos normalmente são baratos, portanto é melhor ficar atento às dicas do Cesvi  (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para não sofrer o prejuízo depois.

Além de reduzir o consumo de combustível, a correta manutenção, troca e utilização de equipamentos de qualidade para os filtros do carro também previne problemas no motor e reduz a emissão de poluentes.

Filtro de óleo

Esse filtro é essencial para a lubrificação do motor, pois é nele que o óleo do motor passa. Neste filtro ficam retidas impurezas vindas da queima no processo de combustão e também pelo desgaste natural de componentes do motor, como bronzina, camisa, anéis e pistões. Esse óleo é responsável pela lubrificação das partes metálicas internas do motor, como a lubrificação entre os pistões e as paredes dos cilindros, eixo do virabrequim e comando de válvulas, entre outros.

A recomendação é para que esse filtro seja substituído sempre que ocorrer a troca do óleo. Isso porque o óleo novo, em contato com o óleo residual do filtro antigo, pode comprometer a durabilidade do novo óleo. Em alguns automóveis, há a tecnologia chamada de válvula antirretorno, que mantém o filtro cheio. Caso você substitua o óleo e não troque o filtro, uma quantidade restante que fica dentro dele pode contaminar o novo lubrificante que está limpo.

Essa substituição é recomendada a cada 5.000 km, conforme a especificação do fabricante ou recomendação do manual do seu veículo. Se o automóvel roda pouco é preciso fazer a substituição por tempo, que normalmente deve ser a cada seis meses. A substituição do filtro de óleo é importante para garantir que as impurezas sejam retidas em seu interior para que não atinjam os pontos de lubrificação.

Um filtro de óleo obstruído abre sua válvula de pressão para evitar obstruções da circulação do óleo, porém, desta forma, não realiza a filtragem comprometendo a vida útil do motor.

Filtro de combustível

Outro filtro muito importante é o de combustível. Esse filtro tem a função de impedir a passagem de impurezas do combustível que abastecemos, até os bicos de injeção. Esse filtro normalmente é localizado na tubulação entre o tanque de combustível e o motor. Ele evita que impurezas contribuam para a obstrução da injeção e partes do motor que transportam esse combustível.

Sua substituição deve ocorrer a cada 10.000 ou 15.000 km ou conforme informação do fabricante do veículo. Uma observação importante é que o prazo de substituição pode variar conforme a qualidade do combustível. Se esse filtro não for substituído periodicamente, pode comprometer o sistema de injeção de combustível do veículo e a vida útil da bomba de combustível.

Filtro de ar

O ar deve ser livre de impurezas, evitando que haja partículas dentro do motor. Para isso, o filtro de ar deve ser substituído a cada 10.000 km ou conforme a recomendação do fabricante do veículo.

Vale lembrar que, como esse filtro retira as impurezas do ar que é admitido pelo motor, ele deve ser trocado sempre que estiver sujo. Caso ele não seja substituído e esteja muito sujo, pode comprometer o funcionamento do motor, porque impedirá que o ar tenha caminho livre para o motor. O rendimento do motor irá cair e o consumo de combustível e emissão de poluentes irá aumentar.  A limpeza do filtro de ar com jato de ar pode comprometer o elemento filtrante e não retira as impurezas, não resolvendo o problema.

Filtro de cabine (antipolén)

Esse filtro, muitas vezes desconhecido, é responsável pela filtragem do ar que entra na cabine. Ele equipa veículos com ar-condicionado e deve ser substituído conforme o uso do sistema. Aconselha-se a substituição desse filtro sempre que estiver sujo, e isso deve ser verificado a cada 10.000 km ou a cada seis meses, dependendo da região e forma onde se utiliza o veículo. Isso porque, em situações de uso severo, tais como em estradas de terra, em situações de tráfego intenso, parada do veículo em locais com incidência de queda em folhas de árvores, entre outras, o tempo de vida útil desse filtro pode ser reduzido.

Fonte: Carsale



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