Quer trocar o óleo do carro, filtro de ar e palhetas? Saiba como fazer em casa

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Daremos algumas dicas para quem deseja começar a fazer manutenção no próprio carro, vamos começar a falar das peças mais simples, porém, vá com calma, saiba que até para trocar uma palheta é preciso ficar atento a alguns detalhes. Antes de meter a mão na graxa, avalie quais as ferramentas serão necessárias para desmontar a peça que você deseja substitui. Muitas vezes precisará desmontar outras peças para chegar lá, não cabe improviso, todas as peças de um carro são muito bem fixadas para suportar toda trepidação, buracos e temperatura, portanto ter a ferramenta certa é imprescindível.

Filtro de ar do motor: este é tranquilo, alguns modelos possuem parafuso na tampa, em outros são grampos que você poderá soltar com a ajuda de uma chave de fenda e aproveite para passar um pano úmido no alojamento do filtro.

Cabos de vela: alguns carros possuem um protetor de plástico sobre o motor que deve ser removido, os encaixes dos cabos nas velas são firmes, existe um alicate específico para soltar os cabos pela base e se puxar pela parte fina do fio poderá rompê-lo. Em alguns casos eles são de difícil acesso, antes de se aventurar, dê uma olhada no motor de seu carro, verifique quais itens você terá que desmontar para chegar aos cabos e veja se possui as ferramentas necessárias antes de começar o serviço. Por fim, antes de retirá-los, memorize o tamanho e o caminho que cada cabo percorre entre o distribuidor e as velas.

Velas do motor: aqui a responsabilidade aumenta, depois de retirar os cabos de vela é hora de identificar qual o tamanho da chave que será usada para soltar as velas, quem usa apenas álcool no motor tem que tomar um cuidado extra, caso sinta dificuldade em soltá-las, não force, pois você poderá estragar a rosca que fica no cabeçote. Etanol contaminado com agua ou de má qualidade enferruja a rosca ou acumula um melado, fica parecido com o açúcar que gruda no fundo da panela de pudim, portanto se estiver duro de soltar leve ao mecânico.

Óleo do motor: a troca é simples, mas é um serviço de grande responsabilidade, se fizer algo errado, poderá até fundir o motor. A primeira coisa a fazer é colocar os cavaletes em baixo do carro, não utilize o macaco do carro para suportar o carro enquanto você escoa o óleo, não é seguro. Além de escolher corretamente a especificação do óleo, de acordo com o manual do proprietário, você deve aquecer o motor para que o óleo escorra com mais fluidez, deixando o mínimo possível do óleo vencido dentro do motor.

Depois de esgotar todo óleo, tome muito cuidado no momento de recolocar o bujão do cárter, não se esqueça de colocar o anel de vedação, tome muito cuidado no momento de rosquear, o material do bujão costuma ser de aço e o cárter (onde ele é instalado) é de alumínio, se “morder a rosca” ou apertar muito, poderá danificar a rosca do cárter e gerar vazamento. Não se esqueça de descartar o óleo substituído em um posto de combustíveis.

Palhetas do Limpador: parece simples, mas se não tomar cuidado com o braço do limpador, ele poderá escapar da sua mão e atingir o para brisa, gerando um trinco no vidro.

Fazer algumas manutenções é gostoso, mas existem vários tipos de parafusos, prepare-se para investir em ferramentas como jogos de chaves de Fenda, chaves Philips, Tork Bits, Chaves Allen, Soquetes, etc. Além das ferramentas é importante comprar a peça certa, verifique o código na peça antiga, existem carros que para um mesmo ano utilizam, por exemplo, filtros e velas diferentes.

Como você viu, estas foram apenas algumas dicas, se você gosta do assunto vale a pena procurar um curso profissionalizante, pesquisar na internet e consultar um mecânico, não esqueça que sua família andará no carro que você consertou.

Em breve falaremos sobre outras manutenções, fique ligado.

Fonte: G1



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