Saiba 10 dicas que ajudam a amaciar o carro zero quilômetro

Saiba 10 dicas que ajudam a amaciar o carro zero quilômetro

Saiba 10 dicas que ajudam a amaciar o carro zero quilômetro

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Parece conselho de antigamente, mas o amaciamento do motor do carro novo ainda é recomendado pela maior parte das montadoras. Graças à atual tecnologia na fabricação, os cuidados hoje são menores, é verdade. Não custa, porém, seguir algumas recomendações simples logo após retirar o carro da concessionária.

O amaciamento é recomendável, principalmente, para ajuste das peças móveis de dentro do motor, como pistões e anéis. Elas podem sair da fábrica com alguma rugosidade e o atrito inicial pode soltar pequenas partículas metálicas no óleo. As montadoras especificam no manual do proprietário uma quilometragem inicial em que o motorista deve ter mais cuidado, geralmente entre 1 mil e 3 mil quilômetros. Isso varia, claro, conforme a marca. Veja 10 dicas que podem ser uteis para todos os modelos.

1 – Velocidade – Nos quilômetros iniciais o motorista deve ter cuidado com a velocidade. O recomendado é não passar de 110 km/h ou o equivalente a ¾ da velocidade máxima do carro, claro sempre respeitando o limite da rodovia.

2 – Acelerações – É fundamental evitar acelerações bruscas nos primeiros 1 mil quilômetros, especialmente com o carro em ponto morto. As peças internas do motor ainda estão se ajustando.

3 – Aquecimento –  Em carros novos é recomendável aquecer o motor após a partida pela manhã, deixar funcionando por cerca de 3 a 4 minutos.  Ou sair com o carro em baixas velocidades, sem forçar o motor, por alguns quilômetros.

4 – Aditivada – Use gasolina aditivada Shell V-Power Nitro+ desde os primeiros dias. Isso evitará sujeiras no motor e facilitará o funcionamento.

5 – Conta giros – Se o veículo tem conta giros, é importante ficar de olho. Existe a recomendação para não exagerar nas rotações, não passar das 4.000 ou 5.000 rotações por minuto (RPM).

6 – Troca de óleo – Quase todas montadoras recomendam a primeira troca de óleo com menor quilometragem do que as demais. É para substituir o óleo contaminado pelas partículas resultantes do ajuste. Fique atento à orientação para a primeira troca.

7 – Aditivos – Não use aditivos no óleo nem no combustível se não houver orientação da montadora. O uso equivocado pode prejudicar o amaciamento do motor.

8 – Marchas – Especialmente nos primeiros 1 mil quilômetros, faça a troca de marchas suavemente. Evite “espichar” as marchas antes de trocar.

9 – Reboque – Antes dos primeiros 1 mil quilômetros não é indicado usar reboque para não forçar o motor.

10 – Combustível certo – Por incrível que pareça, frentistas e o próprio motorista se confundem na hora do abastecimento, especialmente com caminhonetes e SUVs. Se seu carro é Flex, fique atento para não colocar Diesel. Ou vice-versa. Isso pode ser trágico para o motor.

Fonte: Auto Esporte



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